Quadrilha

São João

Grupo Cultural São João de Ipu - desde 2002 promovendo a cultura em nossa região
.......

São João 2014

Eles roubaram a cena - Portal Ispia


Retrospectiva. O Ispia selecionou doze acontecimentos que roubaram a cena da temporada junina de 2012.
Por Angelo Tomasini.
Como acabamos de finalizar 2012 e sobrevivemos ao “fim do mundo”, resolvemos fazer do número 12 um símbolo e eleger 12 acontecimentos que marcaram o último São João.
A princípio, devemos esclarecer que não estamos selecionando pelas categorias “melhor” ou “pior”, e sim pelo fato de ter sido um destaque. Quanto a estar ou não entre o gosto popular pode ser decidido por cada um de vocês.
Deixamos claro que não houveram vários critérios de avaliação. Apenas achamos interessantes, inusitados e elencamos aqui. Ah, também não há uma ordem de classificação.
Então sem delongas, os “12 de 2012” foram:
Princesinha Coração Nordestino Infantil
A garotinha Mayara Fernandes, que recebeu o apelido de “Pimentinha” fez jus ao mesmo. Com carisma, simpatia e abuso na medida certa, chegou “chegando” no Destaques Fequajuce, antes mesmo de iniciarem os festivais e abocanhou o prêmio de Melhor Princesa, sendo o comentário da noite.
Através de suas palminhas chamando o público e as dezenas de giros pelas quadras, deixou muita Rainha adulta a ver navios. Consequentemente teve público mais do que garantido para a sua quadrilha, Coração Nordestino, da Praia de Iracema, Fortaleza.
Temática da Espinho e Fulô
O intuito a princípio era falar apenas do tema mais do que inusitado da Quadrilha de Tabuleiro do Norte. No entanto, foi todo um conjunto de provocações. A partir da ideia de que “Nem tudo que brilha é ouro”, o grupo pôs a quadrilha em meio a um lixão, com direito a briga por comida, balé contemporâneo, misto de fada e anjo e uma coreografia das melhores deste São João. Sem falar no ousado dreadlock no cabelo das meninas, com arranjos que pareciam ferros retorcidos. Ah, e o luxo dos chapéus de capim dourado dos meninos.
Tudo isso acabou dividindo opiniões. Se é junino ou não, essa decisão fica para os jurados. Afinal, é pressuposto que eles estejam preparados para distinguir isso.
Casamento Fulô do SertãoA quadrilha de Senador Pompeu, que este ano assumiu uma nova postura, trouxe um tema também diferenciado, “A noite da fogueira: Uma ópera sertaneja”. Mas o que realmente pegou fogo foi o casamento.
Através de um texto bem dividido e uma marcação acertada, o desenrolar dos fatos se deu em meio a danças e cantorias, como um musical, prendendo a atenção do público que em geral não gosta deste momento. Detalhe, o figurino de época casou muito bem com a história. A quadrilha contou uma versão para o surgimento da lenda do bumba meu boi e seus personagens principais, Mateus e Catirina.
Inesquecível a fala de protesto da noiva: “Não me chame de Catirina!”
Mortal da Rainha da Filhos do SertãoNão deveria ser surpresa a Quadrilha Filhos do Sertão, de Fortaleza, ousar na final do Festival Cearense. Assim como em 2011, o salto mortal também causou falatório em 2012. A protagonista desta vez, a então Rainha do grupo, Lamara Andrade. Ao invés de ser jogada para trás, foi para frente, finalizando a pirueta elegantemente sentada nos braços dos cavalheiros. Isso tudo sem cair um strass sequer do seu rico figurino.
Momentos de tensão e espetáculo para o público!
Encerramento Cheiro de Terra
O grande “arrastão” de 2012, a Cheiro de Terra, de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, em três dias venceu as duas competições mais importantes do estado (Ceará Junino e Cearense) e uma das mais importantes da Região, o Nordestão.
Mas não foi só por isso que ela marcou o ano. A coreografia de encerramento formando um pássaro a partir de grandes leques imitando a palha da carnaúba levou a plateia ao delírio durante as apresentações.
O marcador comandando o vôo do pássaro como se flutuasse pelos nossos céus vai ficar por um bom tempo na memória de muitas pessoas.
Troca de roupa da Rainha Arrastapé dos Caipiras
No melhor estilo Unidos da Tijuca 2010, a belíssima Rainha, Aline Nadja, majestade do grupo de Maracanaú trocou de roupa quatro vezes durante o seu desfile, o que representa cinco figurinos.
A beleza do vestido vermelho foi substituída mais quatro vezes, findando com um preto. Haja fôlego para tanta troca, técnica para não se engalfinhar em tantos babados e ainda aparecer com um sorriso radiante depois disso tudo.
Retorno da Cumpade Justino
Após um ano afastada, a Quadrilha Cumpade Justino, de Marcanaú, voltou em 2012 com força total. Além dos tradicionais destaques Juliano Andrade e Rachel Sombra (casal de noivos), o grupo trouxe um dos maiores ícones do São João contemporâneo, a Rainha Adriana Dias.
Mesmo defendendo uma nova bandeira ela não fez por menos, fazendo chover por onde passava.
Muito bom ver o retorno da Cumpade com força total, inclusive, vice-campeã do disputado Mossoró Cidade Junina.
Repertório infantil Pé de Serra Marista
Mesmo não sendo a mais conhecida entre as quadrilhas infantis, a Pé de Serra Marista agradou os ouvidos do público por onde passou. O repertório totalmente voltado para o público infantil, falando do imaginário das crianças, encaminha todos para uma tomada de consciência sobre o objetivo e a missão dos grupos infantis. Será que é só imitar os adultos?
Composições e paródias muito bonitas, que não falam apenas de amores e amor ao São João, mostraram que a Quadrilha infantil pode ser realmente infantil.
Quatro Rainhas Ceará Junino
Partidos azul, amarelo, verde e vermelho. Foi sob essa temática dos partidos, muito comum nas quermesses do Brasil rural, que a Ceará Junino, do Álvaro Weyne, em Fortaleza, resolveu inovar, levando quatro Rainhas para uma disputa durante a apresentação da Quadrilha.
Aline Araújo, Natacha Carvalho, Joana Angélica e Pamela Mota disputavam a atenção do público e dos brincantes, fazendo a campanha pelo seu partido durante a dança. A partir da decisão, anunciada pelo Marcador, uma delas substituía a faixa do partido pela de Rainha da Quadrilha e realizava o seu desfile oficial.
Despedidas
A temporada foi marcada por alguns adeus. Os mais comentados e debatidos, foram os da Rainha Roberta Fernandes 9dona dos vestidos mais encantadores do São João, diga-se de passagem) e do Noivo Cleylton Marques, da Quadrilha Paixão Nordestina, da Vila Manoel Sátiro, de Fortaleza.
Outra ausência que deve ser bastante sentida é da Quadrilha Flor da Garotada, que encerrou suas atividades após dez anos de vitórias. Assim como Robertinha, a quadrilha finalizou as atividades como Campeã Cearense.
Choque de datas do Cearense e Ceará Junino
Mais ou menos como aconteceu em 2010, este ano as finais dos maiores campeonatos juninos do Ceará ocorreram na mesma data. Festival Cearense e Ceará Junino aconteceram no segundo final de semana de julho. Apesar de estarem acontecendo em locais próximos, Aterro da Praia de Iracema e Praça Verde do Dragão do Mar, acabou por atrapalhar a vida do público que queira assistir todas as apresentações.
Luiz Gonzaga quase tema único
O centenário de Luiz Gonzaga levou a maioria dos grupos juninos do estado a homenageá-lo no ano passado. Foi um festival de Luiz Gonzaga, com 80% das quadrilhas o elegendo como temática, tanto na capital, quanto no interior.
Os enredos iam dos mais tradicionais, que contam sua obra, aos que elencaram apenas alguns aspectos da sua carreira musical.

Fotos: Ispia/Denilson Araújo/Divulgação/Acervo Pessoal




# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: